Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Dércio Alcântara, "Cabra marcado para morrer" - ou, É Preciso Coragem!

Dentre outras, Dércio Alcântara tem a qualidade especialmente louvada pelo filósofo Aristóteles: a coragem. Precisa, pois vive metido em política.

Conheço Dércio lá dos tempos distantes da campanha pela Anistia e da fundação do PT. Foi militante valoroso, destemido. Muito inteligente, é hoje um dos marqueteiros mais competentes e requisitados da Paraíba. E mantém um blog que trata principalmente de política: o "Blog do Dércio" (www.dercio.com.br), mas que se poderia chamar "Blog da Briga". Dércio entra em muitas, é do tipo que dá murro em ponta de faca. Essa alegórica faca, no caso, é sempre um esquema de poder. No presente momento, Dércio está metido em briga grande. Recebeu ameaças veladas; como não recuou recebeu ameaças públicas de um agente do esquema poderoso. A coisa é feia; a ponto de o jornalista Rubens Nóbrega (www.jornaldaparaiba.com.br/coluna/rubensnobrega), em sua preocupação com a segurança do blogueiro ameaçado, ter recordado o famoso filme de Eduardo Coutinho sobre o líder camponês João Pedro Teixeira e chamado Dércio Alcântara de "Cabra marcado para morrer". Não menos apreensivo, o jornalista Helder Moura (heldermoura.jornaldaparaiba.com.br) questionou: "O que virá depois das ameaças? A execução? E depois de Dércio, quem será o próximo?". Em nota oficial assinada pela presidente Marcela Sitônio, a Associação Paraibana de Imprensa (API), após dar "todo apoio a Dércio Alcântara", declarou que "a garantia de segurança para a atuação do profissional é indispensável para que exerça sua função dignamente, cumprindo o papel de livre manifestação do pensamento".

Como se vê, Dércio Alcântara não está solitário em sua coragem. Felizmente, como resposta às ameaças do esquema poderoso, forma-se em torno do blogueiro uma rede de poderosa solidariedade. Sem coragens que se somam, o bravo solitário sucumbiria. A liberdade de expressão precisa de toda a coragem.

SEM CORAGEM NÃO HÁ DEMOCRACIA!

Dércio, estamos contigo!
Um forte abraço do velho amigo Washington Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário