Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 31 de março de 2014

"VENHA O TEU REINO": comentário de Fernando Carvalho sobre textos de Iremar Bronzeado e Catarina Rochamonte

Esta importante apreciação de Fernando Carvalho sobre textos dos filósofos Iremar  Bronzeado e Catarina Rochamonte, publicados no penúltimo post, tem o defeito de não ter sido feita na área de comentários do Blog; foi enviada ao meu e-mail pessoal. Porém, me deu azo para usá-la nesta postagem, adiantando a prometida agilidade na atualização do Blog. Vejam e comentem.

Agora comentando:
Sobre os textos lúcidos e competentes de Iremar e Catarina:
Chamou-me atenção a frase: " 

 "...Ou seja, não adianta ter a melhor das boas vontades se não se encontra o caminho correto e seguro para por em prática as utopias e objetivos de que ela se alimenta. Um caminho errado pode estragar tudo, e, em vez do topo da montanha, levar o caminhante a se despedaçar nos íngremes penhascos de um tenebroso abismo..."

Noto que o autor quebra na espinha o cinismo maquiavélico destes fascistas esquerdistas que argumentam que vale tudo para se conseguir 'justiça social'. 

No texto de Catarina a frase: 

Ligar Deus ao conceito sem atinar para a concordância efetiva entre Deus e fé, sem atinar para a transcendência absoluta de Deus em relação à lógica é sinalizar conflitos e abastecer corretas inclinações sem corretas possibilidades.

Muitos que no passado e ainda hoje destroem vidas humanas em nome de um 'ideal qualquer' como por exemplo na Venezuela, afirmaram e afirmam estar agindo com a concordância divina. Nada mais longe da realidade, afinal o próprio 'lo-gós' a que Catarina se refere em seu texto, quando em forma humana declarou abertamente: "Nem todo o que me disser Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus senão aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus".
Por que as pessoas conseguem atribuir a Marx e tantos outros pensadores a capacidade de pensar racionalmente, muitos até tornando-se repetidores de suas ideias, mas acreditam que quando se fala de Deus, do Criador, Este precisa ser interpretado por mentes humanas?
Ora, se é como dizem os comunistas, que Deus é uma invenção humana, da qual eles  se apoderam quando conveniente aos seus intuitos de poder absoluto, onde eles próprios querem ser deuses em forma humana, então mais cedo ou mais tarde esta ideia de existência de um Criador por fim desaparecerá por completo por não ser mais necessária.
Por outro lado, existindo um Criador, Projetista da mente humana, é muito atual a pergunta que Ele nos fez através do inspirado profeta Isaías: " Deve o próprio oleiro ( yoh-tsér)  ser considerado igual ao barro. Acaso deve a coisa feita dizer referente àquele que a fez: “Ele não me fez”? E acaso a própria coisa formada diz realmente referente àquele que a formou: “Ele não mostrou entendimento”? Isaías 29:16
Teria Deus um raciocínio tão curto que fosse incapaz de ter Sua própria opinião sobre a melhor maneira de vivermos em sociedade neste planeta? Existindo Deus, Ele precisa se restringir a capacidade humana para resolver problemas que nos assolam por milênios? Afinal, se Deus não irá nunca governar a Terra, por que Seu Filho disse diante de uma corrupta autoridade romana: "Meu Reino não é desta fonte."? e por que Ele nos instruiu a pedir: "Venha o TEU Reino"? 
Uma possibilidade real é: Deus, o Criador, não está contido, como que limitado, dentro da realidade humana, Ele tem pensamentos próprios e feliz daquele que for humilde o suficiente para pesquisá-los e buscá-los sinceramente como a tesouros escondidos (Provérbios 2: 3 ao 6) Se há ainda na humanidade algum traço ou senso inato de justiça, amor, sabedoria e outras tantas elogiáveis qualidades, estas não se desenvolveram numa casual e gradativa evolução, foram marcas indeléveis deixadas em nós por Aquele que nos projetou. Nossas outras e péssimas características foram resultado de nosso (i.e. humanidade) afastamento voluntário da Fonte da vida e do verdadeiro amor, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, patriarcas não apenas de uma nação, mas patriarcas de todas as nações, afinal deles veio aquele por meio do qual todas as nações hão de abençoar a si mesmas. Estes nossos dias, são portanto, dias momentosos : dias de se executarem a justiça divina; um só planeta, bilhões de mentes, muitas teorias, infinitas possibilidades; mas indubitavelmente um tempo sem igual; chegou a hora da humanidade se empaturrar de seus próprios conselhos (Provérbios 1:31) e teorias conflitantes, colhendo ao máximo, um a um seus resultados, e aí sim, depois de experimentarmos o caos a que tais teorias humanas nos levarão, Aquele que muitos se convenceram que não existia, Aquele a quem desprezaram e levaram sarcasticamente em pouca conta, por fim se apresentará de forma sublime e triunfal, sem interferência humana, uma intervenção genuinamente divina e juridicamente incontestável. Venha o teu reino, realize-se a Tua vontade na Terra como no Céu!  
Fernando Carvalho
 Mostrar histórico de mensagens

Um comentário:

  1. Rocha 100 é preguiçoso, mas é esperto: paga a promessa de atualizar o Blog usando textos alheios. kkk, é brincadeira. Os textos de Iremar e Catarina são muito bons, e o comentário/artigo de Fernando Carvalho, também. Isto é; é bom pra quem não é ateu.

    ResponderExcluir