Parêntese: eu mesmo devo a Solha uma retificação, e já pago. No post anterior, eu disse que no "Relato de Prócula" o principal artífice do líder judeu pacifista Jesus é o historiador Flávio Josefo, tal como referido por Atwill. Não é; Solha apresenta como educador de Jesus o filósofo Fílon de Alexandria. Confundi Josefo e Fílon em minha mente talvez porque ambos sejam judeus helenizados. Feita a retificação, aproveito para dizer que para esse papel Fílon é cronologicamente mais coerente, pois floresceu (nasceu em + ou - 20 a. C e morreu + ou - no ano 50) na época em que podemos considerar que tenha sido a época da vida de Cristo, enquanto a atividade de Josefo é posterior (nasceu em + ou - 37 d.C e morreu + ou - no ano 100). E mais: na história engendrada por Solha, Jesus Cristo tem existência pessoal e pela sua ação direta é que teria servido aos interesses da Roma Imperial. Para Atwill, Jesus teria servido aos interesses romanos, como "instrumento contrário aos interesses do povo comum", mesmo sem ter existido. Essa é uma cretinice de que já falei, mas voltarei a falar, porque dá gosto contraditar uma bobagem dessas.
Retorno ao leito principal do texto com isto: Joseph Atwill e outros inimigos de Jesus não lhe querem conceder nada, nem o mínimo, que é a existência. É muita sacanagem. E muita obtusidade na investigação histórica.
Lanço mão agora de um superior especialista, o filósofo judeu-cristão Henri Bergson, com um tópico que foi enviado para a área de comentário deste Blog:
É, parece que vai render. E eu vou acompanhar.
ResponderExcluirSó quero dizer que li o "Relato de Prócula" e achei muito bom, melhor do que aquele livro sensacionalista e chato do Dan Brown. Juvenal Cigano.
ResponderExcluirE aí, Solha fica calado, não vai reclamar o que é dele?
ResponderExcluirEstou do lado do velho JC, que todo mundo sabe quem é e sabe que é do bem. Acho mais fácil WJ Solha e esse tal de Atwill não existirem do que Jesus Cristo não ter existido. Estamos conversados e tenho dito. Anônimo da Silva (aliás, da Selva, porque sou índio - índio com computador, porque sou índio, mas não sou besta)
ResponderExcluir