Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 18 de agosto de 2013

"Politicamente Correto & Direitos Humanos" - um post ainda mais besta que o anterior

Eu ando com uma preguiça medonha de escrever; aí, para o último post, escrevi um monte de besteiras. Porém e todavia, surpreendentemente, bombou; o número de visitas subiu com força: uma beleza! A pois (linguagem de Guimarães Rosa), resolvi escrever um post ainda mais besta, a ver se a audiência internáutica aumenta ainda mais. Pensei, pensei e, pimba!; coisa mais besta do que o "Politicamente Correto", não conheço. É também uma doutrina perigosa. Eu mesmo já declarei que se a "ditadura do Politicamente Correto" for implantada no Brasil, mudo-me para a Coréia do Norte, para viver sob a "ditadura do proletariado", que é mais branda. Mas vamos nos deter no aspecto divertido da doutrina. Malandramente, para ajudar minha preguiça, vou transcrever mais do que escrever. Vocês devem se lembrar que em 2004 foi publicada pela Secretária Especial de Direitos Humanos da Presidência da República a cartilha "Politicamente Correto & Direitos Humanos", com palavras e expressões a  serem expurgadas da linguagem dos brasileiros. Mais de uma vez, eu trouxe a este Blog notícia dessa cartilha, mas é um filão inesgotável; trata-se de uma impagável peça de humor (ainda que não intencional, não importa), comparável às melhores criações nacionais, de gigantes do humor, como Millôr Fernandes, Stanislaw Ponte Preta e o Barão de Itararé. Vejam alguma pérolas da nunca assaz lembrada cartilha (entre parênteses, vão meus comentários):

"Barbeiro - O uso da expressão, no sentido de motorista inábil, obviamente é ofensiva ao profissional especializado em cortar cabelo e aparar barba".

(Meu barbeiro, que já me deu carona mais de uma vez, quando no trânsito, ofende a si mesmo, pois chama os outros motoristas de "barbeiros"; e outros nomes feios, é um barbeiro politicamente incorreto).

"Beata - O termo deprecia as mulheres que vão com muita freqüência às  missas e ofícios da Igreja católica".

(Uma tinha minha, já falecida, por quem eu tinha - e tenho - imenso carinho, ia muito à missa. Eu dizia: "Tia, a senhora é muito beata!". Ela não se ofendia, e me mandava rezar: "Vá rezar, menino, deixe de ser besta!").

"Cabeça chata - Termo insultuoso, racista, dirigido contra os nordestinos, em especial os cearenses".

(O termo até pode ser insultuoso, mas racista não é: branco, negro, índio ou miscigenado, tudo que é cearense é cabeça chata).

"Ladrão - Atualmente, o termo é mais aplicado a indivíduos pobres. Os ricos são preferencialmente chamados de 'corruptos', o que demonstra que até os xingamentos têm viés classista".

(Sei não. O Maluf, por exemplo, que é muito rico, todo mundo chama ele, talvez injustamente, de ladrão. E o juiz Nicolau, chamam de lalau).

"Palhaço - O profissional que vive de fazer as pessoas rirem pode se ofender quando alguém chama de 'palhaço' uma terceira pessoa a quem se atribui pouca seriedade a uma atitude sua".

(Fala sério! Precisa ser muito palhaço para levar a sério uma cogitação tão imbecil).

Por causa da minha preguiça, paro por aqui. Mas vocês podem acessar todas as pérolas desse tesouro na internet. E, como parte das comemorações de 10 anos de governo do PT, a hilariante cartilha deverá ter uma nova edição impressa, revista e ampliada.

2 comentários:

  1. Não achei nada besta este teu texto.Achei curto.Preguiça?! Tá ofendendo o animalzinho, então politicamente incorretokkkkkkkk Tem mesmo nadamais imbecil do q esse tal de polit.correto.Pior do q cabeça chata é cabeça ôca como a de quem inventou isso... Garanto q não é coisa de paraiba (sou com muito orgulho), nem de papa jerimum e nem de cabeça chata...

    ResponderExcluir
  2. Vez por outro vejo este portal e tenho gostado. Os textos são bons mas faz tempo que não tem um novo.Por que? Manda esse povo escrever, ora! Gostaria de um que falasse desse crime que é soltar pipa com cerol. Quando criança fabriquei e brinco com pipa até hoje, na praia, com crianças da família, mas não tem isso de botar cerol q é coisa de bandido. Devia ter lei proibindo isto. Adonis Moreira

    ResponderExcluir