Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 14 de julho de 2013

O Ministério Público do Diabo - Machado de Assis e Niccolò Machiavelli deram conta das idas e vindas do Chifrudo pela terra. Agora, o Sem-Nome chegou ao Rio de Janeiro; esperamos que não se demore

Machado de Assis conta que o Diabo, com inveja da Igreja de Jesus Cristo, foi ao Padre Eterno reclamar do que ele, Diabo, considerava ser uma reserva de mercado, exigindo ter também licença para fundar na terra sua própria Igreja. Deus, prezando pela equanimidade, concedeu. Os resultados vocês poderão ver lendo o conto "A Igreja do Diabo".

"O diabo, quando não vem, manda o secretário". Isso todo mundo sabe. Já antes do gênio brasileiro de Cosme Velho, o gênio renascentista Niccolò di Bernardo dei Machiavelli dera notícias da chegada na terra de um enviado do Reino Infernal de Plutão. No caso, Plutão envia o Arquidiabo Belfegor a Florença para saber se é verdade que as esposas são a perdição dos maridos, conforme reclamação de muitos pobres coitados que foram dar com os costados nas profundezas  do abismo, com choro e ranger de dentes. O que descobriu e o que aconteceu com o Arquidiabo Belfegor, vocês poderão saber lendo o conto homônimo.

Isso foi antigamente e muito antigamente. Pensava-se que o Diabo fora expulso definitivamente do convívio humano desde o despertar das Luzes no séc. XVIII. Ledo engano. Recém espalhou-se a notícia de que os poderes infernais se fazem presentes no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. Não se sabe ainda se se trata do Rabudo em pessoa ou de interpostos secretários. Todavia, as estrepolias diabólicas anunciadas são de arrepiar. Imaginem que uma Ação do MP Diabólico pretende impedir que a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro preste assistência médica aos milhões de peregrinos que virão, daqui a alguns dias, com o Papa Francisco, realizar a Jornada Mundial da Juventude.

Santa estupidez! Quer dizer, não. Seria estupidez se fosse algo projetado por mente humana; em sendo coisa do Coisa-Ruim, é brilhante, reluzente, genial: uma delícia de maldade. E os promotores do Sem-Olho já têm o argumento na ponta da língua: se estes estouvados peregrinos ficarem doentes, que os cure a fé. Afinal de contas, o Estado é laico e nada tem que ver com crendices do povão. Se morrerem, que os urubus os comam, pois o serviço público que não os deve medicar, muito menos terá obrigação de os enterrar.

Desconfio que o Facho-Bode não chegou no Brasil esta semana, mas já há alguns meses; talvez anos. Não faz muito tempo, uns juízes lá do Rio Grande do Sul, gente brava e destemida, realizaram a proeza de, em nome da laicidade, arrancar o crucifixo da parede. Certamente, estes intrépidos juízes laicistas, se visitarem o Irã, Estado Teocrático, vão fazer discursos duríssimos em defesa do Estado Laico e contra o Profeta Maomé e aquelas crendices do Alcorão.

Aqui no Brasil, não demora, os arrojados laicistas vão implodir o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e aquela estátua grande de Frei Damião, em Guarabira-PB. Sem esquecer a imagem de Santa Rita de Cássia que o prefeito Tomba mandou erguer em Santa Cruz-RN; a maior estátua do Brasil, maior ainda que o Cristo Redentor.

Voltando ao caso recente, percebemos que a Ação dos secretários/promotores do Cramulhão segue uma certa orientação doutrinária em voga, que até mesmo já mereceu a edição de uma Cartilha pelo Governo Federal. Trata-se da doutrina do "politicamente correto". Não tenho dúvida de que o "politicamente correto" é artimanha do Capeta. Como se diz: "O diabo é esperto não por ser diabo, mas por ser velho". Assim, o Rincha-Mãe aprendeu a superior arte da enganação pela linguagem, que é fazer todo o mal possível, mas sempre envolto por sedutoras palavras.

    

5 comentários:

  1. Eita diacho...!Esse blogueiro tá puxando briga com o capeta belzebu. Que Deus o proteja!

    ResponderExcluir
  2. Duvido esses ateus juramentados terem coragem de dinamitar o Cristo Redentor e o meu Padim Padre Ciço do Juazeiro. Eu mesmo esfolo eles. Zé Vicente, jagunço cabra da peste.

    ResponderExcluir
  3. Deus nos proteja desses promotores do diabo.

    ResponderExcluir
  4. Eu defendo o Estado laico, mas dar assistência médica aos peregrinos é obrigação pública, sim senhor. Seria também se os peregrinos fosse da Jornada Mundial dos Ateus.

    ResponderExcluir
  5. O MP? Inacreditável tal aberração... Como não prestar serviços de saúde aos peregrinos?! Não saõ pessoas, não? Só por serem católicas? Ou cristães? Quer dizer que alguém sofrer um acidente e for peregrino é pra deixar morrer? Vade Retro...

    ResponderExcluir