Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Petróleo É Nosso, De Todos Os Brasileiros!

O título do post pode servir de lema para a campanha ampla e generosa que, tenho certeza, a grande maioria dos brasileiros levantará contra a campanha mesquinha aberta ontem, 26/11, em grande estilo, pelo governador Sérgio Cabral, com manifestação de 200 mil pessoas no Rio de Janeiro, para impedir que a riqueza petrolífera do Brasil ajude a promover o progresso de todos os brasileiros. Como coadjuvante da manifestação, o governador Renato Casagrande do Espírito Santo. Teve também muito artista famoso, gente simpática: Fernanda Montenegro, Alcione, Xuxa, Maria Paula, Fernanda Abreu, Gabriel o Pensador, o Belo, o Buchecha, etc.

Essa boa gente gosta muito do Rio de Janeiro e acha que o resto do Brasil é secundário. A manifestação foi bonita, muito enfeitada (e custou uma nota preta, que o governador Cabral não quer revelar). A nossa contracampanha também pode ser enfeitada com muito artista famoso. Só daqui da Paraíba, acho que podemos contar com Fuba das Muriçocas, Renata Arruda, Chico César, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Zé Bezerra, Romeu e Cláudia Carvalho, Genival Lacerda, Vital Farias, Pedro Osmar, Bráulio Tavares, Antonio Barros e Cecéu, etc. Com Antonio Barros e Cecéu na campanha (ou contracampanha), poderemos usar o maior sucesso deles para dar o tom, a cor, o vigor e a cara da nossa luta: HOMEM COM H: "Nunca vi rastro de cobra nem couro de lobisomem; se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

Isso quererá dizer o seguinte: a gente ganha o que é nosso de todo jeito: se a nossa primeira campanha - NÃO VETA, DILMA! - funcionar, ótimo. Se Dilma fizer a besteira de vetar, abriremos a segunda campanha: DERRUBA, CONGRESSO!
Nós somos o BICHO HOMEM: vamos pegar e comer o que é nosso de todo jeito.

Nossa campanha precisa, claro, contar também com políticos de expressão, assim como os monopolistas do petróleo mobilizaram seus governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores. Por óbvio, todos os governadores dos estados não produtores terão papel de comando na nossa campanha. Mas, da Paraíba, citarei dois políticos que devem ir para a linha de frente: o senador Vital do Rêgo, do PMDB, e o prefeito eleito de Jampa Capital, Luciano Cartaxo, do PT.
Vitalzinho foi, no Senado, o feliz relator do Projeto de Lei vitorioso no Congresso; e vitorioso por larga maioria: 286 a 124 (esse Projeto de Lei teve início com o deputado Ibsen Pinheiro - nosso Louvor e Homenagem - e instituirá - se não for vetado - a justiça distributiva dos royalties do petróleo).
Luciano Cartaxo foi eleito enfatizando, repetindo e insistindo na força e prestígio que sua administração teria junto à Presidente Dilma Rousseff (acreditamos que terá; e é hora de provar).

Infelizmente, entre os políticos paraibanos que poderiam fortalecer a campanha tivemos duas pesadas baixas: o senador Lindbergh Farias e o deputado Padre Luís Couto.
Nascido, amamentado, criado, educado e formado na Paraíba, o nosso líder cara-pintada elegeu-se senador pelo Rio de Janeiro e resolveu desprezar sua terra-mãe para ficar do lado do seu estado de adoção eleitoral.
Já o padre deputado, eleito pela Paraíba, não se sabe por tentação de quais diabos, resolveu rezar pela cartilha mesquinha e também votou contra a Paraíba e a maioria dos brasileiros.

A campanha O PETRÓLEO É NOSSO, DE TODOS OS BRASILEIROS! (ou qualquer outro nome que lhe queiram dar) é urgente. Depois da manifestação do Rio, a imprensa já dá conta de que a Dilma tende a ceder diante do clamor dos monopolistas de royalties. Eu duvido. Todavia, não se pode deixar a campanha mesquinha avançar sem resistência. E vejam: nós outros, todos os brasileiros menos os fluminenses e capixabas, temos muito maior poder de fogo. Se a campanha mesquinha levou 200 mil pessoas à Cinelândia, nossa generosa campanha poderá levar às ruas de  quase todo o Brasil, em um só dia, 2 milhões de nordestinos, nortistas e sulistas.

A Presidente tem até sexta-feira, 30/11, para decidir sobre o veto. Apenas 3 diaszinhos. Quem quiser fazer alguma coisa, MEXA-SE AGORA! Se colocarmos nossa campanha nas ruas antes da decisão da Dilma, ela vai fazer as contas e não vai vetar. Se demorarmos, estaremos levando a Presidente ao possível vexame e tremendo desgaste de ver o seu veto derrubado pelo Congresso Nacional após uma campanha que haverá de levar às ruas, numa grande sequência de atos públicos, não menos de 20 milhões de pessoas.

Se você concorda com essa campanha, divulgue esse post.

Cordialmente,

Washington Alves da Rocha - cel: (83) 8836-5493  ;  e-mail: rochealves@yahoo.com.br  

Um comentário:

  1. Os estados não produtores são a maioria, mas não estão com a razão, estão a favor de uma injustiça.

    ResponderExcluir