Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

As lutas e a lealdade de Eleonora Menicucci

Como exposto em posts anteriores, conheço Eleonora Menicucci de lutas passadas. Eu e outros que a conheceram nos fins dos anos 70 erguemos a ela uma brinde, na sexta-feira de carnaval, lá no Bar do Arruda. A nossa lutadora tem novas batalhas pela frente, e já começa com imensa contribuição: posições claras. Entendo que as tentativas liberticidas da ala autoritárias do PT escoram-se, principalmente, na dissimulação. Tais tentativas têm sido bloqueadas por uma resistência democrática difusa e descontínua. Isto porque o PT autoritário dá sempre um passo atrás quando seu autoritarismo é flagrado. Se a resistência ao autoritarismo petista abrandar, o partido dará dois passos à frente. Porém, nem todos no PT são autoritários. Creio, inclusive, que a Presidente Dilma tem enfrentado a ala autoritária do PT com relativo sucesso. Ela não tem condições de romper, mas tem conseguido conter. Sobre a dissimulação petista, vejam essa: para estabelecer a censura com alguma doçura, inventaram a expressão "controle social da mídia". Não colou. A própria Presidente Dilma reagiu, dizendo que o único controle de mídia que leva em consideração é o "controle remoto". Aí os neo-censores reinventaram, agora querem a "democratização dos meios de comunicação". É de lascar. Sendo a dissimulação arma rotineira dos petistas autoritários, Eleonora é a sua negação. A Ministra tem causado imensa polêmica porque afirma suas posições com todas as letras. Mas também diz que é seu dever seguir as orientações do Governo. Corretíssima: não aceita censura, mas é capaz de assumir um compromisso de lealdade, mesmo a custo de inibir algumas convicções. Conto com que ela permaneça firme ao lado da Presidente, resistindo aos surtos do autoritarismo petista.

6 comentários:

  1. Será que a ministra não é, também, autoritária?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não entendi muito bem as posições da ministra Eleonora, mas estão gerando o maior fuzuê. Os evangélicos estão por conta.

    ResponderExcluir
  3. Não se iniba, Eleonora. Assuma suas convicções e vá até o fim.

    ResponderExcluir
  4. Essa Eleonora é uma parada: osso duro de roer. Os evangélicos vão quebrar os dentes. Maria Rosa.

    ResponderExcluir
  5. Sou mulher e contra o aborto. Aborto só em casos extremos; como anencefalia e sério risco de vida para a mulher. Mas respeito a Ministra e louvo suas posições claras. Melhor do que ficar enrolando, mentindo e disfarçando. Nina Oliveira.

    ResponderExcluir
  6. Dilma e Eleonora: duas mulheres de fibra. Viva o Brasil!

    ResponderExcluir