Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Marcus Odilon: em defesa do PSD

Meu amigo Marcus Odilon, prefeito de Santa Rita-PB, pediu-me que, com a rapidez permitida pela internet, enviasse a seguinte mensagem:

                                                                   Santa Rita/PB, 23 de Janeiro de 2012

Exmo. Presidente do PSD
GILBERTO KASSAB
São Paulo/SP

          Retorno a propor ao ilustre presidente do PSD, duas bandeiras: eleição primária e voto distrital.
          Desta forma a imprensa nacional deixaria de xingar nosso partido de não definição ideológica. A revista VEJA disse na semana passada que os pessedistas não são de direita, nem de esquerda nem de centro. Seria a definição pelo voto distrital e primária uma resposta convincente.

                                                  Cordialmente,

                                            MARCUS ODILON
                 Prefeito Municipal de Santa Rita/PB e membro do IHGP


         Naturalmente, atendi ao meu amigo. Parece-me ainda que seja o caso de divulgar amplamente tal mensagem. Que eu saiba, Marcus Odilon é o único político paraibano com mandato que defende de forma enfática as bandeiras referidas. Também foi Marcus Odilon quem iniciou na Paraíba a mobilização para criação do PSD, sempre acentuando a necessidade de o partido trabalhar em favor dessa inovação do processo eleitoral.
          Já polemizei, aqui e alhures (inclusive em um debate na cidade de Alhandra, "vizinha de alhures"), em defesa do voto distrital e das eleições primárias para escolha de candidatos; tal qual ocorre nos USA. No Congresso Nacional Brasileiro, o Projeto de Reforma Política empacou. É preciso desempacá-lo. O melhor meio para isso é que os partidos apresentem propostas límpidas e vão a voto: para ganhar ou para perder. Grosso modo, nesta discussão, os partidos de esquerda - PT, especialmente - têm rejeitado o voto distrital - dizem que é coisa da elite - e feito a defesa da lista fechada; então, eleições primárias, nem pensar. Estão no direito deles. Ruim mesmo, é a embromação; que visa deixar a Reforma Eleitoral para as calendas gregas.
          A firmeza doutrinária de Marcus Odilon é importante para o PSD, que precisa ir mostrando sua cara.

4 comentários:

  1. O voto distrital ajuda o eleitor a controlar seu representante. As eleições primárias democratizam a escolha interna nos partidos. Ponto para Marcus Odilon. E ponto para o PSD se o partido encampar tais bandeiras pra valer.

    ResponderExcluir
  2. A Reforma Política só sai com uma Constituinte exclusiva.

    ResponderExcluir
  3. Voto em lista fechada é ditadura dos caciques. Primárias neles.

    ResponderExcluir
  4. Imaginem Zé Maranhão e Mané Júnior disputando as primárias no PMDB para ver quem saía candidato a prefeito de João Pessoa. Se tivesse primárias, Luciano Agra não seria escravo de Ricardo Coutinho e não teria se rebaixado a passar seu legítimo direito de reeleição para a ilustre desconhecida Estelizabel.

    ResponderExcluir