Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Israel: o Rio, o Sonho e a Rocha

"Israel: o Rio, o Sonho e a Rocha": livro será lançado na Fundação Casa de José Américo




03/03/2017



O livro "Israel: o Rio, o Sonho e a Rocha", de Washington Rocha e Marcos Rocha foi lançado pioneiramente, no início de janeiro, em Bananeiras-PB, isto porque esta bela cidade brejeira é um dos ambientes vivenciais da obra, cujos eixos temáticos são, como indicado no título, a saga do povo judeu e uma família paraibana de possível ascendência ibérico-sefardita. Note-se que a incidência de elementos cristãos-novos no povoamento e desenvolvimento da Paraíba foi tão extensa e forte a ponto de, ainda no século XVI, esta província ser chamada de "terra de judeus".
O lançamento do dia 15/03 na Fundação Casa de José Américo terá início às 19:00 hs; com Mesa conduzida pelo presidente da FCJA, Professor Damião Ramos Cavalcanti, que fará o discurso de abertura. Em seguida haverá exposição dos autores.

Após esta solenidade, será servido um Coquetel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário