Blog Rocha 100
“No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
Jararaca sem cabeça, mortadelas sem juízo
Neste memorável domingo, 2 de outubro de 2016, os eleitores do Brasil acertaram a jararaca na cabeça. Há de se convir, porém, que Lula, o chefe Jararaca, já parecia estar sem cabeça desde quando, furioso com a Justiça, afirmou que era uma jararaca ferida, mas que só lhe haviam acertado o rabo. Na sequência desse discurso estúpido, a jararaca sem cabeça caprichou na falação desatinada, bravateira, grosseira e cretina; sempre aplaudido e elogiado por uma legião de mortadelas sem juízo, onde brilham intelectuais e artistas famosos. O resultado, que já se podia vislumbrar, veio de forma arrasadora: o PT saiu das urnas arruinado. Caiu, como disse O Antagonista, para a Segunda Divisão dos partidos políticos. E se o Jararaca e seus mortadelas continuarem negando a realidade, mentindo, bravateando, embromando; se seguirem nessa toada, em 2018 vão cair da Segundona para a terceira, quarta ou quinta divisão: o PT vai virar partido nanico.
Sempre se pode aprender com derrotas. Na oposição, quem sabe, o PT pode parar de roubar e se reciclar. Além de deixar de roubar, o PT poderia também aprender qualquer coisa com algumas lições que os eleitores das muitas cidades brasileiras depositaram nas urnas. Uma delas é esta: impeachment não é golpe, o impeachment de Dilma não foi golpe. Vejam que os partidos que apoiaram o impeachment foram amplamente referendados pelo sufrágio universal da Democracia. O discurso do "golpe", além de mentiroso, tem se mostrado altamente contraproducente para os mentirosos que dele fazem uso: estão todos afundando politicamente. Lula, por exemplo, que elegia qualquer poste pelo Brasil afora, não elege mais nem o próprio filho dentro de casa; em São Bernardo.
Enfim, o PT caminha para o fim; mas não precisa ter pressa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário