Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Liberdade e Democracia na Livraria do Luiz

rocha100.blogspot.com.br

Os encontros aos sábados na Livraria do Luiz tornaram-se já uma tradição dessa nossa tão querida e culta Cidade das Acácias; sempre pela manhã, a partir das 10. Durante todos os dias e o dia todo, aliás, a Livraria do Luiz é ponto de encontro dos amantes das letras e das artes; mas nas manhãs dos sábados é especial. Neste sábado, 9 de julho, um dos focos das conversas será o livro "Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia - artigos e ensaios sobre política e sociedade", de autoria de Catarina Rochamonte, Iremar Bronzeado, Washington Rocha e Manuel Alves da Rocha. Talvez devido ao título comprido e à bela capa na cor celeste, essa obra tem sido chamada também de "Livro Azul da Liberdade".

O "Livro Azul da Liberdade" é polêmico e tem causado certo alvoroço entre setores da esquerda autoritária, que, de certa forma, haviam monopolizado o debate político na Paraíba, a partir das universidades, onde, ordinariamente, os marxistas debatem com outros marxistas para saber quem é mais marxista. Isso não é debate, é conversa de comadres. O nosso livro é expressamente democrático, liberal e libertário; em variados tons de azul, pois são quatro autores e, portanto, como disse o poeta e crítico Hildeberto Barbosa, em artigo publicado no semanário Contraponto, "quatro vozes, quatro olhares".

A meu convite, vários marxistas confirmaram presença no encontro deste sábado; inclusive alguns velhos amigos bolcheviques, dos tempos em que fui bolchevique. Então, vai ter debate, de verdade.

A Livraria do Luiz, todo mundo sabe, mas não custa lembrar, fica na Galeria Augusto dos Anjos, no Centro, entre a Rua Duque de Caxias e a Praça 1817.

Nenhum comentário:

Postar um comentário