Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A ideologia do PSD: os 12 pontos

Karl Marx entendeu "ideologia" como "falsa consciência". Porém, como registra o excelente Dicionário de Filosofia de Nicola Abbagnano, uma conotação pejorativa do termo já havia sido estabelecida por Napoleão Bonaparte, quando o bravo corso esculhambou com os chamados "ideólogos". Os marxistas, no entanto, passaram a usar o termo também em sentido positivo. Em uma positivação extremada, a ideologia torna-se fanatismo, que tem sido a desgraça da humanidade. Em uma positivação branda, ideologia significa um corpo de princípios que orienta os militantes que com eles comungam, unificando-os na ação. Portanto, dizer que o PSD não tem ideologia pode ser crítica ou elogio. Como crítica, é uma besteira. O PSD, ainda na fase de organização, apresentou seus princípios em 12 sucintos pontos. Quem não gostar, que não goste; mas estão aí, foram amplamente divulgados, estão disponíveis na internet. Cada ponto é seguido de uma explicação. Considero-as, quase sempre, redundantes; portanto, elenco, a seguir, apenas os pontos:

1) Desenvolvimento com Liberdade, Liberdade para desenvolver
2) Desenvolvimento exige Liberdade
3) Democracia e voto distrital
4) Direito de propriedade e respeito aos contratos
5) Igualdade de oportunidades
6) Sustentabilidade e inovação tecnológica
7) Transparência e respeito ao cidadão contribuinte
8) Liberdade de imprensa
9) Livre associação
10) Descentralização e subsidariedade
11) Livre comércio e defesa de valores
12) Liberdade e responsabilidade individual

Eis aí a ideologia do PSD. Trata-se da velha e boa Democracia Liberal de Mercado. Os autoritários não gostam, os totalitários não gostam, os marxistas não gostam, os bolchevistas não gostam, os fascistas não gostam, os nazistas não gostam. Mas tem quem goste. Eu, por exemplo, dou o maior valor.

Certamente, pode-se dizer que tais princípios ficarão apenas no papel, não se tornarão a prática do partido. Pode ser. Como qualquer outro partido, o PSD construirá sua identidade pela prática. Todavia, é de elementar entendimento que os bons princípios favorecem as boas práticas.

3 comentários:

  1. Democracia, Liberdade, Direito de Propriedade, Livre Associação, Livre Comércio, Responsabilidade Individual. Tudo de bom. Longa vida ao PSD.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos 12 pontos. Penso até em me filiar ao PSD, mas sem cláusula de Subordinação ao governo.

    ResponderExcluir
  3. Kassab diz que o PSD que é independente, mas já está costurando com o Governo Federal. A senadora Kátia Abreu está unha e carne com a Dilma.

    ResponderExcluir