Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 16 de julho de 2011

Sobre o intelectual Ivaldo Gomes e a doutrina "politicamente correta"

No post anterior, ao citar intelectuais "politicamente incorretos", esqueci Ivaldo Gomes, que já chamei de Paladino da Cidadania. Ivaldo é anarquista, portanto, "incorretíssimo". Vamos esclarecer um pouco mais as coisas: a doutrina "politicamente correta" é um sub-produto do marxismo. Como o marxismo revolucionário (marxismo-leninismo, bolchevismo), depois de prometer o paraíso, trouxe o inferno, a aberta bandeira autoritária da ditadura do proletariado não cola mais, não conquista os "corações e mentes". Então, os doutrinários "politicamente corretos" lançaram mão de uma nova e edulcorada linguagem, através da qual querem constranger todos à "virtude"; tal como eles a entendem. Se o constrangimento "moral" (patrulhamento) falhar, quando e aonde puderem, usarão o constrangimento legal. No Brasil, esta forma de construção do despotismo está em curso, com avanços e recuos; no que seguem a receita leninista: "um passo atrás, dois à frente".

Um comentário:

  1. Coisinha chata é esse negócio de politicamente correto. Falta pouco pra taparem nossa boca de vez.Não se pode falar mais nada com a palavra certa.Ora bolas!

    ResponderExcluir