Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 6 de agosto de 2017

"A morte não é nada": a Missa de Goretti Zenaide e a Oração de Santo Agostinho

Neste domingo, 06/08, na Igreja São Pedro e São Paulo, no alto da colina de Brisamar, lindo bairro de João Pessoa, foi celebrada a Missa de 7º Dia de Maria Goretti Guerra Zenaide. O quanto Goretti Zenaide era querida disse-o o comparecimento impressionante de familiares, amigos e admiradores. A Missa foi das mais belas. Não sei se é hábito em outras paróquias, mas o padre saiu a aspergir água benta nos fiéis. Eu mesmo, ao ser molhado pelas santas águas, senti-me abençoado. E assim disse o padre celebrante na sua homilia: que Goretti Zenaide foi uma bênção nesta vida. E todos recebemos um folheto com a imagem sorridente de Goretti acompanhada da "Oração de Santo Agostinho". Oração esplendorosa em força, fé e esperança de Vida. Uma maravilha que aqui reproduzo:

A Morte Não É Nada

Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me deem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.

(Santo Agostinho)

MARIA GORETTI GUERRA ZENAIDE

01/01/1950  -  31/07/2017






Nenhum comentário:

Postar um comentário