Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dilma no empate, jogando contra ela mesma

Não votei em Dilma, mas estou torcendo por ela, que é a capitã do grande time da Nação. A presidente marcou um tento na política internacional ao definir uma política de direitos humanos sem concessões, contrariando o respeito seletivo que fora patrocinado pelo Lula para proteger os amigos (Fidel e Raul, Ahmadinejad, etc.). Aí, marcou gol contra ao impor a miséria de 545 reais de salário mínimo (zero de aumento, sequer repõe a inflação das classes pobres, que é maior do que a inflação das classes ricas). Marcou contra de novo ao cortar investimentos de programas sociais, inclusive do “Minha Casa, Minha Vida”; que já ia mal. Voltou a marcar a favor com o aumento razoável do Bolsa Família. E o jogo, um tanto morno, vai assim: gol pra lá, gol pra cá, contra e a favor, tudo feito pelo time do governo. O time da oposição, que poderia animar a partida, até agora, não fez nada; porra nenhuma.

Um comentário:

  1. Olá, qto ao Governo Dilma temos algumas divergências, mas nada sério. A oposição não faz nada porque não existe. 1)A direita bloco PSDB/DEM: PSBD, que só olha para o próprio umbigo, atualmente está numa luta interna suicída. Para mim òtimo, quero mais que exploda. Para o Brasil péssimo, pois precisa de um oposição séria. DEM, o Kassab aprendeu direitinho com o Serra, ferrou o DEM e criou um cavalo de Tróia para o PSBB E PT. Entretanto, a matriz e a filial vão continuar como sempre fisiológicas. Marina Silva, finalmente, percebeu o imbrólio em que se meteu o PV: na minha opinião uma grande merda, pelo menos aqui em Sampa. Daí pode sair o PV do B, uma esperança? Vamos aguardar. 2) À esquerda não temos nada significativo. Em Sampa - PSOL continua marcando presença com bravura através do Gianazi (Estadual) e Ivan Valente (Federal). 3) Centrais Sindicais: todas pelegas. 4) Imprensa: comprometida e tacanha, mas LIVRE e que assim continue. Na terrinha da garoa sigo lendo Carta Capital(que sempre deixa claro sua posição) e assistindo ao Jornal da Cultura (pelos comentaristas), pois a linha editoral do jornal e a programação da TV são ditadas pelo PSBD, só que este não diz.
    Assim sendo, fico feliz com nascimento do Portal 100Fronteiras e sigo torcendo que vocês tenha o rabo preso apenas com o Brasil e forneçam a seus seguidores material para continuarmos lutando por um País melhor. Vida longa com independência e Sucesso!

    ResponderExcluir