Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

100 Fronteiras e Sem Censura, mas com elogio do guerreiro Inocêncio Nóbrega

Vejam que o Portal 100 Fronteiras, tendo agora na linha de frente a filósofa Catarina Rochamonte, está renovado, mas sem mudar seus compromissos com a Liberdade e a Democracia: 100 Fronteiras e Sem Censura.

Querendo saudar a nova fase do Portal 100 Fronteiras, este Blog ROCHA 100 encontrou o elogio já pronto e acabado em mensagem do notável historiador e intrépido guerreiro Inocêncio Nóbrega. Deve-se relevar a parte pessoal do elogio, pois eu e Inocêncio temos uma velha amizade, que começou sendo ele meu professor e foi provada nas lutas do trabalhismo, ao tempo do PDT de Brizola. Importa o reconhecimento da independência do Portal 100 Fronteiras. Eis aí:

 Em Terça-feira, 28 de Abril de 2015 17:23, Inocêncio Nóbrega <inocnf@gmail.com> escreveu:


Estimado guerreiro, Washington

  além de guerreiro,  persistente, um obcecado pelo bom destino do Brasil. Essa, a conduta do Portal 100 Fronteiras, ou melhor a cara de Washington Rocha, de muito antes e de hoje.  O portal é uma mesa democrática, pois você me dá condições de, através de meus modestos escritos, por vezes caminhar por linhas opostas, pelos conceitos que emito. Sinto-me lisonjeado continuar participando dessa  equipe de escol. Promover uma mídia limpa, é o compromisso de nós dois, em respeito a milhares de leitores. Foi feliz,  por haver escolhido para sua reestreia um dia tão simbólico, como o 1º de Maio! Obrigado, então, pelas atenções a mim depositadas. Do amigo, Inocêncio.