Blog Rocha 100
“No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Marcus Odilon: em defesa do PSD
Santa Rita/PB, 23 de Janeiro de 2012
Exmo. Presidente do PSD
GILBERTO KASSAB
São Paulo/SP
Retorno a propor ao ilustre presidente do PSD, duas bandeiras: eleição primária e voto distrital.
Desta forma a imprensa nacional deixaria de xingar nosso partido de não definição ideológica. A revista VEJA disse na semana passada que os pessedistas não são de direita, nem de esquerda nem de centro. Seria a definição pelo voto distrital e primária uma resposta convincente.
Cordialmente,
MARCUS ODILON
Prefeito Municipal de Santa Rita/PB e membro do IHGP
Naturalmente, atendi ao meu amigo. Parece-me ainda que seja o caso de divulgar amplamente tal mensagem. Que eu saiba, Marcus Odilon é o único político paraibano com mandato que defende de forma enfática as bandeiras referidas. Também foi Marcus Odilon quem iniciou na Paraíba a mobilização para criação do PSD, sempre acentuando a necessidade de o partido trabalhar em favor dessa inovação do processo eleitoral.
Já polemizei, aqui e alhures (inclusive em um debate na cidade de Alhandra, "vizinha de alhures"), em defesa do voto distrital e das eleições primárias para escolha de candidatos; tal qual ocorre nos USA. No Congresso Nacional Brasileiro, o Projeto de Reforma Política empacou. É preciso desempacá-lo. O melhor meio para isso é que os partidos apresentem propostas límpidas e vão a voto: para ganhar ou para perder. Grosso modo, nesta discussão, os partidos de esquerda - PT, especialmente - têm rejeitado o voto distrital - dizem que é coisa da elite - e feito a defesa da lista fechada; então, eleições primárias, nem pensar. Estão no direito deles. Ruim mesmo, é a embromação; que visa deixar a Reforma Eleitoral para as calendas gregas.
A firmeza doutrinária de Marcus Odilon é importante para o PSD, que precisa ir mostrando sua cara.