Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dilma e a Comissão da Verdade: Choro, sim; mas não ranger de dentes

Emocionada, ao falar, neste 16 de maio, na solenidade de instalação da Comissão da Verdade, a Presidente Dilma Rousseff chorou. Belas lágrimas, porque foram acompanhadas por dignas palavras: "Não nos move o revanchismo, o ódio, ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu. Mas nos move a necessidade de conhecê-la na sua plenitude, sem ocultamento, sem camuflagem, sem vetos, sem proibições".
A esquerda autoritária, raivosa e revanchista, torceu-se. Torta ficará.
Após a solenidade, o Coordenador da Comissão da Verdade, Ministro Gilson Dipp, proferiu, ainda que sem lágrimas, outras tantas e sábias palavras: "A Comissão da Verdade não terá poder para impor a revisão da Lei da Anistia. Nós não temos nenhum poder jurisdicional, não temos nenhum poder persecutório, e a sociedade saberá compreender que essa é uma missão acima de qualquer suspeita de que nós adentremos em terreno que a lei não nos permite".
Na fala de Dilma, com choro; e na fala de Dipp, sem choro: nenhum barulho de ranger de dentes.
Rangendo os dentes ficaram aqueles que pretenderam instrumentalizar a Comissão da Verdade, para fins de proselitismo revolucionário bolchevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário