Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

2013: o bicho pegou e vai continuar pegando. O gigante deve voltar às ruas para completar a missão. Pode até valer-se da Jornada Mundial da Juventude

O ministro Gilberto Carvalho, que Lula, quando presidente, entre um esporro e outro, chamava carinhosamente de "Gilbertinho" (foi o próprio Gilberto quem contou que Lula gritava com ele) profetizou em 2012: "Em 2013 o bicho vai pegar". Profeta de meia-tigela, Gilberto acertou no bicho, mas errou quanto à caça que o bicho iria pegar. Para quem não lembra, recordo que o ministro chefe da Casa Civil de Dilma e eterno serviçal de Lula estava aflito com denúncias contra seu ídolo, e pretendia mobilizar a militância lulista na defesa do ex-presidente:

"...o ano que vem aí, e vem brabo...vocês sabem desse ataque sem limites que estão fazendo ao nosso querido presidente Lula... vamos descansar bem agora, porque em 2013 o bicho vai pegar".

O ministro estava preocupado também com o desgaste que o julgamento do mensalão trouxera ao PT, e contava com as massas na rua para reavivar a chama do partido. O próprio José Dirceu, já condenado, em uma reunião com seguidores, conclamou a juventude, a militância do PT e os movimentos sociais a irem às ruas para fazer o "julgamento do julgamento" do mensalão.

Vários outros petistas movimentaram-se neste sentido insurreicional, pretendendo usar a pressão das massas nas ruas para elevar o poder do PT acima das leis, começando pela desmoralização do Supremo Tribunal Federal e restabelecimento da censura (que os liberticidas chamam de "controle social da mídia" e outros eufemismos). Se o bicho tivesse pegado nessa direção, talvez que se tivesse concluído por uma Marcha Sobre Brasília (especialmente sobre o STF), nos moldes da Marcha sobre Roma com que os Camisas Negras levaram Mussolini ao poder autoritário fascista.

Bem, deu tudo errado para os corruptos e autoritários. O bicho pegou, mas contra eles. O bicho que foi às ruas foi o bicho da democracia: protestando contra o governo do PT, há 10 anos no poder. O bicho exigiu transporte, segurança, saúde e educação de qualidade. O bicho clamou contra a corrupção e o desperdício do dinheiro público.

Todavia, o bicho deve voltar às ruas para completar o serviço. No que o bicho arrefeceu o ímpeto, os políticos enroladores recomeçaram com suas enrolações. A presidente Dilma inventou e insiste em um plebiscito fajuto cujo principal objetivo é aprovar o financiamento público de campanhas, para encher com bilhões de reais as burras dos partidos, forrar os bolsos dos políticos; sendo que o PT, por ter a maior bancada federal, seria o principal beneficiário.

O Gigante precisa continuar acordado, deve mandar sinais de que está alerta e vigilante. Pode aproveitar para isso a Jornada Mundial da Juventude, a presença mobilizadora do Papa Francisco. Certamente, desejamos e oramos por uma Jornada de paz. Todavia, manifestações cívicas podem ser também pacíficas. Não será preciso jogar pedras nem tocar fogo em nada. Mas se pode falar, se pode bradar, se pode clamar por entre as multidões. Pode-se dar alegria, beleza e vigor aos eventos da Jornada Mundial da Juventude com os cartazes sempre tão criativos como os que se viram  nas Jornadas de Junho. Vão aqui três singelas sugestões:

"PLEBISCITO: os corruptos já condenados devem ir imediatamente para a cadeia? Sim ou Não?";

"Censura no Brasil nunca mais. Controle social da  mídia é o *§&*@+¢*!#%$8-§**";

"Transporte, segurança, saúde, educação e abaixo a corrupção. É isso que queremos. Deixem de enrolação"; 





  

terça-feira, 16 de julho de 2013

Putaquipariu!, o anticristo zarolho apareceu no Brasil

Franzino, cabeçona, zarolho. Vendo assim, ninguém dá nada por ele, mas é o anticristo. Pois, o anticristo zarolho, também chamado de Zarapelho, é o mais perigoso de todos os anticristos.

O vlogueiro PC Siqueira, que deve ser primo do PC Farias (são muito parecidos, sendo que o Farias era gordo e o Siqueira é magro) está "causando" na internet depois que se declarou o anticristo.

O anticristo, vocês sabem, é, como se diz: "O cão em figura de gente". Foram muitas as personificações do anticristo ao longo da história. Um dos primeiros apontados como tal foi o Imperador Juliano, dito o Apóstata, que, no séc. IV, já com Roma e o Império quase totalmente cristianizados, apostasiou de Cristo e tentou retornar a Civilização ao culto dos deuses olímpicos. Não sei, não. Eu, que  sou cristão crismado e batizado, tenho admiração e estima pelo Imperador Juliano Apóstata; isso por influência do esplêndido romance histórico de Dmitri Merejkowski: A Morte dos Deuses. Lembro agora que, já antes de Juliano, o Imperador Nero fora apontado como  anticristo. Este sim, era ruim de doer, um nojento, não valia uma cibazol.

Na Idade Média, os anticristos, coitados, não tinham vida longa: a Inquisição tratava de queimá-los tão logo botavam as manguinhas de fora.

Com a Reforma Protestante, o Papa é que foi acusado de ser o anticristo; mas a Igreja Católica dava o troco, fazendo a mesma acusação a Lutero e seus seguidores.

A Revolução Francesa, que matou muito bispo e muito padre, teve seu líder mais feroz, o sanguinário Robespierre, acusado de anticristo. Também o anarquista Mikhail Bakunin e o comunista Karl Marx arcaram com a pecha de anticristo. Mas tal acusação foi coisa de reacionários, certamente. Para o fim do séc. XIX,  um grande filósofo proclamou-se o anticristo; foi o genial Friedrich Nietzsche. Mas, coitado, já estava um tanto abilolado e acabou por abilolar de vez.

No séc. XX, vários revolucionários foram identificados com o anticristo, especialmente o marxista Joseph Stalin e o nacional-socialista Adolf Hitler. Esses dois, com efeito,  fizeram muita malvadeza.

Porém e todavia, vejam: nenhum desses anticristos era zarolho. A força deletéria do anticristo zarolho é incomparável. Só o anticristo zarolho, Zarapelho falado, é que é a verdadeira Besta Fera, com RG: 666. E esse bicho deu de aparecer logo no Brasil!?

O Brasil é mesmo o país dos prodígios. Aqui já tem um doido que faz sucesso dizendo que é Jesus Cristo. Um cara, aliás, até boa praça: o Inri Cristo. Agora vem um zarolho dizendo que é o anticristo. Os dois poderiam disputar o domínio do mundo - ou pelo menos a presidência do Brasil - numa luta de MMA UFC. Eis uma idéia 51. Quem vencer a luta, substitui a Dilma Rousseff, que já não se aguenta mais nas pernas. Como diz o deputado Tiririca: "Pior não fica".

domingo, 14 de julho de 2013

O Ministério Público do Diabo - Machado de Assis e Niccolò Machiavelli deram conta das idas e vindas do Chifrudo pela terra. Agora, o Sem-Nome chegou ao Rio de Janeiro; esperamos que não se demore

Machado de Assis conta que o Diabo, com inveja da Igreja de Jesus Cristo, foi ao Padre Eterno reclamar do que ele, Diabo, considerava ser uma reserva de mercado, exigindo ter também licença para fundar na terra sua própria Igreja. Deus, prezando pela equanimidade, concedeu. Os resultados vocês poderão ver lendo o conto "A Igreja do Diabo".

"O diabo, quando não vem, manda o secretário". Isso todo mundo sabe. Já antes do gênio brasileiro de Cosme Velho, o gênio renascentista Niccolò di Bernardo dei Machiavelli dera notícias da chegada na terra de um enviado do Reino Infernal de Plutão. No caso, Plutão envia o Arquidiabo Belfegor a Florença para saber se é verdade que as esposas são a perdição dos maridos, conforme reclamação de muitos pobres coitados que foram dar com os costados nas profundezas  do abismo, com choro e ranger de dentes. O que descobriu e o que aconteceu com o Arquidiabo Belfegor, vocês poderão saber lendo o conto homônimo.

Isso foi antigamente e muito antigamente. Pensava-se que o Diabo fora expulso definitivamente do convívio humano desde o despertar das Luzes no séc. XVIII. Ledo engano. Recém espalhou-se a notícia de que os poderes infernais se fazem presentes no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. Não se sabe ainda se se trata do Rabudo em pessoa ou de interpostos secretários. Todavia, as estrepolias diabólicas anunciadas são de arrepiar. Imaginem que uma Ação do MP Diabólico pretende impedir que a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro preste assistência médica aos milhões de peregrinos que virão, daqui a alguns dias, com o Papa Francisco, realizar a Jornada Mundial da Juventude.

Santa estupidez! Quer dizer, não. Seria estupidez se fosse algo projetado por mente humana; em sendo coisa do Coisa-Ruim, é brilhante, reluzente, genial: uma delícia de maldade. E os promotores do Sem-Olho já têm o argumento na ponta da língua: se estes estouvados peregrinos ficarem doentes, que os cure a fé. Afinal de contas, o Estado é laico e nada tem que ver com crendices do povão. Se morrerem, que os urubus os comam, pois o serviço público que não os deve medicar, muito menos terá obrigação de os enterrar.

Desconfio que o Facho-Bode não chegou no Brasil esta semana, mas já há alguns meses; talvez anos. Não faz muito tempo, uns juízes lá do Rio Grande do Sul, gente brava e destemida, realizaram a proeza de, em nome da laicidade, arrancar o crucifixo da parede. Certamente, estes intrépidos juízes laicistas, se visitarem o Irã, Estado Teocrático, vão fazer discursos duríssimos em defesa do Estado Laico e contra o Profeta Maomé e aquelas crendices do Alcorão.

Aqui no Brasil, não demora, os arrojados laicistas vão implodir o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e aquela estátua grande de Frei Damião, em Guarabira-PB. Sem esquecer a imagem de Santa Rita de Cássia que o prefeito Tomba mandou erguer em Santa Cruz-RN; a maior estátua do Brasil, maior ainda que o Cristo Redentor.

Voltando ao caso recente, percebemos que a Ação dos secretários/promotores do Cramulhão segue uma certa orientação doutrinária em voga, que até mesmo já mereceu a edição de uma Cartilha pelo Governo Federal. Trata-se da doutrina do "politicamente correto". Não tenho dúvida de que o "politicamente correto" é artimanha do Capeta. Como se diz: "O diabo é esperto não por ser diabo, mas por ser velho". Assim, o Rincha-Mãe aprendeu a superior arte da enganação pela linguagem, que é fazer todo o mal possível, mas sempre envolto por sedutoras palavras.

    

terça-feira, 9 de julho de 2013

Campanha pelo restabelecimento da censura: suprema indecência do PT de Zé Dirceu - ou a orwelliana linguagem de porco

A ala mais autoritária do PT é comandada pelo corrupto mensaleiro condenado José Dirceu, secundado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. A agenda urgente dessa turma tem dois pontos fortes, prioritários: 1) a desmoralização do STF e submissão da Justiça; 2) restabelecimento da censura.

Neste artigo, vou me deter no ponto 2.

Os dirceuzistas - que estão majoritariamente no PT, mas não só no PT - insistem nesta indecência faz tempo; e faz tempo que eu e outros democratas denunciamos tal campanha liberticida. É preciso sempre refazer a denúncia porque os autoritários dirceuzistas renovam suas estratégias; inclusive na linguagem. Atualmente chamam a campanha pela volta da censura de "democratização dos meios de comunicação". Isso é "linguagem orwelliana", que também pode ser dita "linguagem de porco". Lembrando: George Orwell escreveu dois livros célebres denunciando o totalitarismo (em particular, o totalitarismo stalinista). No livro "A revolução dos bichos", os porcos comandam a revolução em uma granja e, vitoriosos, proclamam o lema: "Todos os animais são iguais". Depois, senhores absolutos do poder, os porcos submetem todos os outros animais à servidão e mudam o lema para: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais".

Parêntese: Lula da Silva mimetiza essa "evolução" de linguagem quando chama algum companheiro mais poderoso ou abonado de "alto companheiro".

No livro "1984", escrito em 1948, Orwell prevê o bolchevismo parindo um tenebroso futuro totalitário. Neste mundo de servidão, a manipulação da linguagem é um instrumento decisivo; de forma que as maiores infâmias são feitas sobre a proteção de uma linguagem delicada e persuasiva (mais ou menos como o "politicamente correto" de hoje). Assim, por exemplo, o mistério da propaganda, especializado em mentiras e mistificações, chama-se Ministério da Verdade; e o ministério encarregado de espionar, perseguir, controlar, prender, fazer lavagem cerebral, torturar e assassinar chama-se Ministério do Amor.

Eis aí a linguagem de porco com que os autoritários dirceuzistas querem engabelar a opinião pública. Não será fácil, mesmo porque, nas suas renovadas tentativas contra a liberdade de expressão, eles deixaram um longo rabo à mostra. Basta dizer que iniciaram a infame campanha com o nome de "controle social da mídia". No que foram fulminados pela presidente Dilma ("só conheço o controle remoto"), inventaram outras denominações: "marco regulatório"; "ley de medios", etc. Até culminar com a afronta de chamar censura de "democratização".

O PT, todo mundo sabe, só chegou ao poder porque valeu-se amplamente da liberdade de expressão conquistada na redemocratização e consagrada na Constituição Cidadã. Que uma ala desse partido, talvez majoritária, tente restabelecer a censura é suprema indecência.

Mas há uma indecência suplementar dos fanáticos dirceuzistas: tentar enfiar nos movimentos que tomam as ruas do Brasil a bandeira liberticida da censura. Vão tentar isso nesta quinta-feira, 11/07, durante as grandes manifestações que estão programadas pelas Centrais Sindicais.

Tenho dito que os autoritários do PT tentam restabelecer a censura dos tempos da ditadura. E é isso mesmo, pois se trata, como no tempo da ditadura militar, de uma censura político-ideológica.

Todavia, com grande otimismo, afirmo que tal campanha liberticida não passará. Não passará pela Presidência (até agora não passou, e confio que a Presidente continuará firme), não passará pelo Congresso Nacional e, principalmente, não passará por cima do Povo.

Washington Alves da Rocha - 09/07/2013.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Brasil nas ruas contra as iniquidades e a corrupção - A IRA SANTA: post em Homenagem a Maria Eunice Targino

Maria Eunice Targino fez neste Blog um comentário motivador, cobrando posicionamento sobre as manifestações que se alastram pelo Brasil. Então, motivado, escrevi. Nada mais justo do que dedicar este artigo a essa minha leitora tão inteligente e exigente. Espero, como retribuição, apenas um novo comentário.

O Brasil nas ruas contra as iniquidades e a corrupção: A IRA SANTA

por Washington Rocha


Ei-la aí a cólera santa! Eis a ira divina!
Quem, senão ela, há de expulsar do templo o renegado, o blasfemo, o profanador, o simoníaco? Quem, senão ela, exterminar da ciência o apedeuta, o plagiário, o charlatão? Quem, senão ela, banir da sociedade o imoral, o corruptor, o libertino? Quem, senão ela, varrer dos serviços do Estado o prevaricador, o concussionário e o ladrão público? Quem, senão ela, precipitar do governo o negocismo, a prostituição política, ou a tirania?”.

Rui Barbosa


Por que o povo brasileiro voltou às ruas para protestar, para clamar e exigir? Porque despertou-se-lhe a IRA SANTA, que é, nas palavras de fogo do grande Rui Barbosa, um santo remédio contra o mal.
Essa IRA SANTA derrubou uma ditadura militar e um presidente eleito democraticamente, porém corrupto. Essa IRA SANTA inflama-se hoje nas ruas do Brasil para atear fogo nas iniquidades, queimar a corrupção, incendiar o engodo, a mentira e a mistificação.
Durante 10 anos, o governo do PT, se fez alguma coisa – e não podia deixar de fazer – mentiu e mistificou sistematicamente sobre tudo que fez; ora exagerando, ora apropriando-se de iniciativas de antecessores sem lhes atribuir mérito algum. O governo Lula da Silva degradou o país: não apenas permitiu a corrupção como agiu aberta e audaciosamente para proteger os corruptos.
Não é possível esconder o óbvio: a crise do governo Dilma Rousseff deve-se, principalmente, à herança do governo Lula da Silva. A mesma herança que, no que teve, e tem, de bom, a beneficiou.
Não será preciso negar os aspectos positivos do governo Lula para entender que seus desmandos administrativos e morais se acumularam no cálice da sua sucessora, até esborratar com uma gota de 20 centavos.
A presidente Dilma não só teve de administrar uma herança ruim, como tem de suportar o assédio da ala mais nefasta do PT, comandada pelo condenado José Dirceu, cuja pauta imediata é o restabelecimento da censura dos tempos da ditadura e a desmoralização do Supremo Tribunal Federal.
A presidente Dilma tem resistido a este assédio: não admite censura e preza a Justiça. Agora, fragilizada politicamente, não se sabe se continuará resistindo. Um sinal ruim é o péssimo pacote de soluções com que tentou e tenta enfrentar a crise. A ideia de uma constituinte meia sola inconstitucional era tão horrorosa que foi descartada menos de 24 horas depois de anunciada. A ideia de importar milhares de médicos estrangeiros (principalmente de Cuba) valeu a repulsa uníssona dos médicos brasileiros. Restou o trambolho do plebiscito, cujo principal defeito é de ser um engodo. Plebiscito é um salutar instrumento da Democracia, e até essencial; por isso mesmo não é admissível que seja proposto de afogadilho, muito menos que procure atender interesses eleitorais imediatos do partido no poder. Todo mundo sabe dos dois pontos fortes da proposta de reforma política do PT: financiamento público de campanhas e voto em lista. Aprovado o financiamento público, um povo que protesta contra gastos abusivos com uma Copa de futebol será obrigado a financiar com bilhões os mesmos políticos contra os quais clama nas ruas; sendo que os principais beneficiados seriam os políticos do PT. Aprovado o voto em lista, o eleitor será privado de escolher seu candidato, votando na lista prévia decidida pelos chefes partidários, eternizando-se os feudos coronelistas; novamente, o partido mais beneficiado seria o PT, que é hoje o mais coronelista de todos os partidos brasileiros.
A presidente Dilma e o PT não aprenderam que a maior revolta do povo é contra a enganação, aquele tipo de coisa de o então presidente Lula dizer que a saúde brasileira era quase perfeita e que tinha vontade de ficar doente para se tratar no SUS.
Uma pesquisa apurou que mais de 60 por cento dos brasileiros apoiam o plebiscito. Talvez o povo nas ruas não continue a apoiar quando perceber a trama. Talvez já coloque um pé atrás ao ser informado que o tal plebiscito custará meio bilhão de reais ao cofres públicos.
Talvez, ao invés de debelar, o engodo do plebiscito petista inflame ainda mais a IRA SANTA.



sexta-feira, 14 de junho de 2013

A grandeza de Jacob Gorender: as exigências da Verdade

Jacob Gorender, filho de judeus russos, intelectual autodidata de vasta cultura, tradutor, escritor, historiador, marxista e comunista militante, morto em 11/06/2013, aos 90 anos, escreveu o mais importante livro sobre os "anos de chumbo", o terrível período do confronto entre a esquerda armada e a ditadura militar. Já o título do livro impressiona: "Combate nas Trevas". Trevas estas clareadas pela inteligência, pela coragem e pela honestidade intelectual de Gorender. Ele se apega à Verdade para narrar as atrocidades dos agentes da ditadura: as torturas, sevícias, assassinatos e todos os mais repugnantes crimes perpetrados sob o manto do poder estatal ditatorial; poder que ele, Gorender, combatia. Mas vejam, Gorender também se apega à Verdade para contar os crimes praticados pela esquerda revolucionária, da qual ele fazia parte, numa luta que sempre foi sua razão de viver: crimes de terror, inclusive os infame crimes de "justiçamento", quando os revolucionários assassinaram companheiros de luta.

Por inteiro, o título do referido livro é "Combate nas Trevas: a esquerda brasileira - das ilusões perdidas à luta armada" (São Paulo: Editora Ática, 1987). É um livro denso e forte, que narra de forma dolorosa acontecimentos dolorosos, inclusive o episódio das torturas sofridas pelo próprio autor. Inclusive este breve e dilacerante relato do martírio de Aurora Maria Nascimento Furtado:

"Em sua graciosa juventude de mulher, Aurora Furtado foi a destemida guerrilheira da linha de frente da ALN. Abordada por uma patrulha no subúrbio carioca de Parada de Lucas, na manhã de 19 de novembro de 1972, matou um policial, tentou fugir e acabou aprisionada. Na Invernada da Olaria, após passar pelas atrocidades já rotineiras, circundaram sua cabeça com a 'Coroa de Cristo' - um torniquete que aumenta a pressão do crânio até afundá-lo". 

Ou este apavorante relato da tortura e assassinato do ex-sargento João Lucas Alves, militante da organização revolucionária Colina:

"Sua altivez e bravura acirraram o ódio dos carrascos, que lhe quebraram os braços, vazaram os olhos, arrancaram as unhas e o esfolaram a fogo".

Estes e vários outros relatos das atrocidades dos agentes da ditadura: crimes que estarrecem, repugnam e provocam a mais viva indignação.

Porém, Gorender não se permitiu deixar nas trevas os crimes perpetrados pela esquerda revolucionária, como o "justiçamento" de Márcio Leite de Toledo, jovem dirigente da ALN, a mais intrépida organização revolucionária daquelas trevosas lutas:

"Márcio não havia cometido nenhum ato concreto de traição. Atribuíram-lhe a culpa de intenção e o fuzilaram pelo crime de intenção. Já à época, houve reprovação em vários setores da esquerda e o comunicado lançado pela direção nacional da ALN não convenceu. Já no período recente da minha pesquisa, quase todos os meus entrevistados, com os quais tratei do assunto, consideraram injustificável o justiçamento e apontaram sua causa em divergências políticas". 

Este e uns poucos outros relatos de crimes de "justiçamento". Com efeito, os crimes da esquerda revolucionária foram em muito menor escala que os crimes da ditadura. Todavia, não podem - ou não devem - deixar de causar repulsa e indignação.

Mas por que Gorender relatou crimes perpetrados pelo seu próprio lado? Porque Gorender é um historiador, porque tem grandeza moral e intelectual, porque busca a Verdade e se submete às suas exigências. Já a Comissão Nacional da Verdade resolveu investigar apenas os crimes dos agentes da  ditadura - e eu espero que vá fundo nesta investigação -, deixando esquecido e descurado o assassinato de Márcio Leite de Toledo, em clara afronta à sua memória e insulto a seus familiares. Márcio e uns tantos mais, alguns vítimas tanto da ditadura quanto dos companheiros de luta,  como o caso de Francisco Jacques Moreira de  Alvarenga, que, após sofrer torturas "sem limites", segundo relato de  Gorender, ao ser solto, foi assassinado pelos próprios companheiros. Assim Gorender fecha o relato estarrecedor sobre Francisco Jacques: 

"Libertado a 14 de junho, Francisco Jacques se dispôs a encontro com representantes da ALN, porém não mereceu dela o direito de defesa". 

Se vocês, caros leitores e leitoras, querem a Verdade,  não esperem pelo relatório da Comissão Nacional da Verdade; comecem pelo livro de Jacob Gorender e sigam investigando.

Alguns membros da Comissão Nacional da Verdade vieram a público clamar pela revisão da Lei da Anistia, fazer proselitismo. Não me parece que seja essa a missão da Comissão Nacional da Verdade. A missão de qualquer Comissão da Verdade de verdade é investigar e expor... a Verdade.

Eu defendo a Lei da Anistia,  não me detenho aqui na sua defesa porque já fiz isso em livro - Sobre "anos de chumbo" e Anistia -, disponível eletronicamente no Portal 100 Fronteiras (www.portal.100fronteiras.com.br).

Nós vencemos a tenebrosa ditadura militar. É preciso agora vencer a tenebrosa mistificação. Este será, também, uma espécie de combate nas trevas. Vamos seguir o exemplo do grande Jacob Gorender, vamos  combater.

Washington Alves da Rocha - João Pessoa, 14/06/2013
 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Advogado Waldir Porfírio, membro da Comissão da Verdade da Paraíba, responde ao Blog ROCHA 100, numa atitude de transparência que impede a instrumentalização politiqueira da Comissão

Desde muito antes da instalação da Comissão da Verdade da Paraíba, o advogado Waldir Porfírio - atual Chefe de Gabinete do governador Ricardo Coutinho - tem se empenhado na investigação dos terríveis acontecimentos do período da ditadura militar. Inteligente e culto, de sólida formação humanista, Porfírio é um investigador diligente e tenaz. Além de tudo isso, é também atencioso: tão logo postei aqui minhas dúvidas e reclamações em relação à referida Comissão, ele enviou a resposta que segue. Depois de uma maior reflexão haverei de considerá-la circunstanciadamente.  De imediato, entendo que com sua atitude de transparência, Waldir Pofírio abriu a Comissão para um amplo diálogo, o que, além de permitir um importante afluxo de  informações para a Comissão, ajudará a mantê-la com foco na investigação da Verdade e longe das manipulações politiqueiras. Vejam o e-mail que Porfírio me enviou em 10/06/2013:

Prezado companheiro Washington Rocha,
 Em primeiro lugar, gostaria de agradecer, em nome dos membros da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba a sua preocupação com o andamento da referida Comissão. Não poderíamos esperar outra atitude de você, eterno e diligente vigilante da preservação da história de todos aqueles que lutaram e sofreram com as perseguições e torturas do regime militar.
Como bem dissestes, os membros da Comissão da Verdade da Paraíba tomaram posse no dia 11 de março do ano em curso. Já realizamos 10 reuniões, todas produtivas, visando tirar do papel a Comissão e construir uma estrutura de investigação para vasculhar milhares de documentos que se encontram no Arquivo do DOPS da Paraíba e em outros Arquivos que estamos fazendo Acordo de Cooperação Técnica.
Assim, das nossas reuniões, já definimos a criação e já está funcionando 10 Grupos de Trabalhos (GT´S) envolvendo 60 pessoas, dentre professores e estudantes universitários, profissionais liberais, etc, para melhor desenvolver nossas investigações. Os GT são:
1.       Mortos e desaparecidos políticos do regime militar
2.       Mapa da Tortura
3.       Repressão do Estado e de milícias privadas aos camponeses
4.       Perseguição dos órgãos de segurança ao setor educacional
5.       Intervenção nos sindicatos e em outras entidades da sociedade civil
6.       Demissão de servidores públicos federais
7.       Estrutura de repressão na Paraíba
8.       Cassação de mandatos eletivos e a magistrados
9.       Ditadura e Gênero
10.   A bomba estourada no Cine

                A decisão de digitalizar o Arquivo do DOPS, como bem disseste, poderia ser uma ação independente da Comissão. Entretanto, ninguém nunca havia tomado essa atitude, cabendo a uma ação da Comissão fazê-la, determinação esta que está registrada como um dos pontos positivos no Relatório do 1º Ano da Comissão Nacional da Verdade.
                Conseguimos, semana passada, terminar a estruturação de duas salas onde irão funcionar a parte administrativa da Comissão Estadual da Verdade (7º andar da Casa Civil, na Epitácio Pessoa, antigo prédio do Paraiban) e os Grupos de Trabalho e Acervo Documental na Fundação Casa de José Américo.
                Existe uma página no Facebook da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba com 700 membros e suas matérias já terem sido vistas por mais de 30 mil pessoas de todo o Brasil. Diariamente são colocadas duas ou mais matérias da Comissão ou assuntos de outras Comissões de interesse do público.
                Ao mesmo tempo, já está na fase final o site que está sendo construído pela CODATA. A previsão de entrar no ar será nos próximos 15 dias e será a primeira página na internet de uma Comissão Estadual da Verdade em todo o Brasil. A nossa idéia será colocar, ainda este ano, toda documentação do DOPS no site, como forma de democratizar a informação.
                Com o objetivo de buscar informações sobre paraibanos perseguidos políticos pelo regime em outros Estados, já assinamos Acordo de Cooperação Técnica com a Comissão Nacional da Verdade, Comissão de Anistia, Arquivo Público Nacional (Memórias Reveladas), Comissão Estadual da Verdade Dom Helder Câmara, Arquivo Público Estadual de Pernambuco, Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Também, nos próximos dias, estaremos fechando acordo de cooperação técnica com os Arquivos Públicos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
                Fruto desses Acordos de Cooperação Técnica já começam a chegar à Paraíba mais de 20 mil documentos digitalizados de paraibanos perseguidos pelo regime e de Inquérito Policial Militar. Documentos inéditos sobre a perseguição começam a vir à tona e deverão ser noticiados nos próximos dias.
                Falar em notícias, já localizamos documentos importantes como um ofício do DOPS que comunica prestar informações sobre os 45 órgãos da repressão no Brasil, inclusive com a Embaixada dos Estados Unidos. Localizamos as granjas que foram cedidas por empresários para torturar presos políticos em Campina Grande e noticiamos sobre as fichas do DOPS da presença do sindicalista Luis Inácio Lula da Silva, o cantor Chico César quando militava no movimento estudantil, etc.
                Para fechar nossa boa conversa, no próximo dia 28 de junho, com o depoimento da ex-líder estudantil da UFPB, Socorro Fragoso, hoje deputada federal Jô Morais, será realizada a primeira audiência pública da Comissão Estadual da Verdade da Paraíba. Essa atividade, como disse, será a primeira e só pôde ser concretizada com o apoio da Secretaria de Comunicação do Estado, que nos disponibilizou uma produtora para gravar os depoimentos com as testemunhas da história da repressão política, que, como você, são centenas de pessoas que foram presas, torturadas, mortas, desaparecidas, demitidas, cassadas, suspensas das escolas e universidades.
                Agradeço pela sua preocupação e acredito que, dentro dos meus limites, tenho dado o máximo de informações sobre a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba, as quais já foram publicadas nos jornais impressos do Estado e nos sites de notícias paraibanos.
               
                Waldir Porfírio da Silva
                Membro da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba