Blog Rocha 100
“No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Rede de solidariedade ao Rede Sustentabilidade: na Festa 100 Fronteiras em Homenagem a Leôncio Vilar, o "Embaixador do Abacaxi"
Desde a tentativa casuística e autoritária engendrada na Câmara Federal para inviabilizar a criação de novos partidos - visando, especialmente, impedir Marina Silva de ser novamente candidata a Presidente da República -, cresce no Brasil uma rede de solidariedade ao Rede Sustentabilidade.
Nós vamos nessa onda. Aproveitando a oportunidade da Festa 100 Fronteiras, que deve juntar muita gente "cuca fresca" (como se dizia antigamente) no Restaurante do Arruda, falei com o homenageado, meu amigo Leôncio, e com o organizador do evento, meu amigo Arruda, para na ocasião colher assinaturas solidárias. Ambos concordaram, e até com entusiasmo. Leôncio faz questão de assinar em primeiro lugar. Arruda, que é militante do PSOL, garantiu que vai conclamar companheiros seus a também assinarem, e que o primeiro a ser chamado a assinar será Renan Palmeira, o jovem e brilhante líder que teve uma atuação tão significativa como candidato a prefeito de João Pessoa na eleição do ano passado.
Entendo que essa solidariedade ao Rede - e a outros partidos ameaçados pelo autoritarismo, como o Mobilização Democrática - é uma resposta importante a um casuísmo tão descarado. Destacando-se o descaramento do presidente do PSD, Gilberto Kassab, um dos mais empenhados em inviabilizar os novos partidos. Como se sabe, quando do processo da sua criação, o PSD entrou na Justiça para garantir os direitos que hoje quer ver negado ao Rede e ao MD. O PSD entrou na Justiça e venceu. Mais que isso, ao decidir em seu favor, o STF fez jurisprudência; e é por essa jurisprudência que a artimanha casuística foi barrada no Supremo (por decisão liminar, que deve ser confirmada pelo plenário).
Então, vamos jogar a rede? Quem quiser ser solidário é só aparecer na Festa 100 Fronteiras. Dia 18, sábado próximo, a partir das 11 horas e por toda a tarde.
Agora, um pouco de comercial:
Lá na encantadora Praia do Bessa, o Restaurante do Arruda é um dos recantos mais aprazíveis do litoral pessoense, amplo e lindamente arborizado: serve frutos do mar e outros quitutes deliciosos preparados pela afinada equipe da extraordinária Madame Arruda; a cerveja está sempre geladíssima; tem cachaças, vinhos e uísques de qualidade; o atendimento é nota 100, sempre com a atenciosa supervisão do 'Chef' Arruda'. Na praça da Rua Fernando Luiz Henrique, bem próximo ao não menos famoso Restaurante Sal e Brasa.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
A caveira do BOPE/Paraíba, os menores assassinos e o "politicamente correto"
sábado, 27 de abril de 2013
Sobre a luta de Reginaldo Marinho em defesa de Tambaba e sobre o lançamento da Rede de Marina Silva
O Blog ROCHA 100 entra na luta, como já o vinha fazendo o Portal 100 Fronteiras, por influência da tenacidade de Reginaldo Marinho.
Cumpre não arrefecer; e ainda mais: ampliar o movimento, fazer um grande encontro dos defensores de Tambaba, ir à Asssembléia Legislativa e Câmaras Municipais, acionar o Ministério Público. Enfim, fazer tudo que for possível e não sossegar até que a ameaça predadora esteja definitivamente afastada.
Quanto ao Rede Sustentabilidade, partido político que está sendo criado pela líder ambientalista Marina Silva, creio que é o momento de ajudar na sua viabilização. Uns políticos malandros estão engendrando manobras casuísticas no Congresso para inviabilizar a Rede de Marina, com medo da sua candidatura a Presidente da República. Então, vamos ajudar Marina a fundar seu partido o quanto antes. É bom para o Brasil que Marina seja candidata. Vejam: eu nem sei se votaria em Marina Silva, mas acho importante que se possa ter essa opção. Não sei se, uma vez fundado o Rede Sustentabilidade, a ele me filiarei, mas faço questão de assinar pela sua criação, e colher assinaturas. Como se sabe, a assinatura pela construção de um partido não implica filiação. Assim, solicito a todos os de boa vontade que assinem, embora sem saber aonde ir para assinar. Sei que tem um grupo de "marinistas" fazendo campanha de assinaturas, mas não sei como localizá-los. Quem souber, por favor, avise-me. Os "marinistas", se lerem este post, por favor, entrem em contato (e-mail: rochealves@yahoo.com.br). E saibam, desde já, que o Blog ROCHA 100 está à disposição da campanha de assinaturas.
VAMOS LANÇAR A REDE!
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
A Festa 100, ROCHA 100 - Revista 100 Fronteiras, a Democracia e a Liberdade
ROCHA 100 - Revista 100 Fronteiras
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Epicuro, Schopenhauer, Nietzsche, Mencken, Machado de Assis, Buñuel, Alfredo Machinho e os ateus melindrosos
Os ateus Schopenhauer e Nietzsche me são simpáticos, ainda que eu considere a metafísica da vontade por eles postulada (com conclusões morais opostas e igualmente desastrosas) muito ruim. Embora sisudos, eram irreverentes, e eu tenho grande simpatia pela irreverência. Talvez me sejam simpáticos porque, mesmo ateus, não são materialistas; sendo que considero o materialismo a mais rasa e indigente das filosofias. Nietzsche, o mais genial de todos os loucos, levou sua rebeldia ao ponto de decretar a morte de Deus e proclamar-se como o Anti-Cristo. Eu sou cristão, mas tenho quase devoção por Nietzsche e o considero como uma espécie de santo.
São inúmeros, os simpáticos ateus de antigamente. Citemos apenas mais quatro.
H. L. Mencken foi um ateu libertário, iconoclasta, chamado por alguns de "Nietzsche americano". Seu livro mais conhecido é, vejam só, "O Livro dos Insultos". De todas as religiões, usando eu uma expressão de Machado de Assis, Mencken "disse o que Maomé não disse da carne de porco". Mencken não apenas insultou Deus, insultou também o povo e a democracia. Vejam essa: "A democracia é a arte e a ciência de administrar o circo a partir da jaula dos macacos". Eu defendo o povo e a democracia, mas o referido livro de Mencken é um dos meus livros de cabeceira.
E chegamos a Machado de Assis, cujo livro mais marcadamente ateísta, "Memórias Póstumas de Brás Cubas", já reli pra mais de cem vezes. Machado, influenciado pelo pessimismo de Schopenhauer, expõe o ateísmo mais amargo: "Não transmiti a ninguém o legado da nossa miséria". É compreensível que ateus sejam amargos. E é quase imperativo que sejam irreverentes. Vejam, Machado, no "Brás Cubas", não poupou nem o mestre Schopenhauer, retratando-o como o doido Quincas Borba. Machado de Assis era ateu, e eu tenho quase veneração por Machado de Assis.
Vamos ao cineasta espanhol Luis Buñuel. Este era um ateu anarquista dos mais irreverentes. No seu delicioso livro de memórias, "Meu Último Suspiro", conta várias de suas irreverências, dentre as quais ter, em uma mesa de bar, tentado esganar a mulher do amigo Salvador Dali, a chatíssima Gala. E outra que conta é a seguinte: ajudando a causa da República na Guerra Civil espanhola, Buñuel recebeu missão de ir a Paris, mas os defensores da República eram tão desorganizados e desunidos (os stalinistas, por exemplo, matavam tanto franquistas como anarquistas e trotskistas) que os anarquistas não quiseram aceitar o salvo conduto de Buñuel, fornecido por autoridade da República - os anarquista exigiam um visto anarquista específico -. Aí Buñuel perdeu as estribeiras e elevou a voz em imprecações, desaforos e blasfêmias contra Deus e o mundo. Quando o anarquista responsável pela permissão de passagem ouviu aquelas abominações, não teve mais dúvidas: "Deixem passar, esse é dos nossos".
E chego a um ateu paraibano, amigo meu já falecido, Alfredo Machinho (assim chamado porque era baixinho e muito corajoso: consta que peitou e bateu revólver na cara do poderoso senador Assis Chateaubriand, num episódio da campanha "O Petróleo É Nosso"; mas isso é outra, e comprida, história). Ateu e comunista, comunista da linha dura, bolchevista ortodoxo, Alfredo era irreverente e dizia da Virgem Maria coisas horríveis e impublicáveis. Porém, sobre Deus, ele dizia uma coisa tão engraçada que não posso deixar de publicar, nem acho que Deus vá se ofender. Alfredo Machinho chamava Deus de "o invertebrado gasoso".
Vejam vocês como eram os ateus de antigamente. Hoje não; hoje os ateus são delicados e melindrosos, com pudores de moças donzelas. Hoje, os ateus são muito bem comportados e se guiam pela cartilha do "politicamente correto". Não aceitam de ninguém qualquer irreverência. Ai de quem falar mal um tantinho assim do ateísmo. Os ateus de hoje perseguem, processam, multam e querem por na cadeia quem ouse insinuar em relação a eles qualquer atitude menos correta e edificante.
O autoritarismo "politicamente correto", no qual se apóia a intolerância ateísta, teve início nos Estados Unidos, mas no Brasil tem encontrado terra fértil. Ateus brasileiros moveram processo contra a Rede TV. Também moveram processo contra o apresentador José Luiz Datena e a TV Bandeirantes; isso porque o desavisado Datena, no seu programa na Band, escorregou em uma irreverências em relação aos ateus. Os ateus brasileiros estão movendo processos a torto e a direito.
Eu mesmo, com esse artigo, sei lá se não vou ser processado?
Certamente, estarei sendo injusto ao generalizar. Fui ao Google ver a lista de ateus famosos e vi muitos ateus de hoje que são excelentes pessoas; irreverentes uns, tolerantes outros. Mas os ateus "politicamente corretos" de hoje, intolerantes, estão dando o tom do debate: militam pela causa, reclamam de Deus (tá certo) e do mundo, dizem-se vítimas, fazem campanha para arrancar os crucifixos das paredes e não estão longe de mandar implodir o Cristo Redentor.
O ateísmo militante, autoritário, intolerante, não está pra brincadeira.
Seja como for, como cheguei até aqui, vou arriscar um último e irreverente parágrafo:
O ateu irreverente tem a sua graça. Agora, ateu melindroso é uma merda.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Concordo com Rui Falcão: devemos afastar definitivamente do nosso país o nazismo e o fascismo
Dia desses, a Juventude do PT de Brasília organizou, em uma galeteria, uma vaquinha sem-vergonha para dar leite para os corruptos do PT. Para comer o galeto solidário compareceram cerca de 50 "jovens" (pelas fotos divulgadas, o mais jovem terá mais de 50 anos). A vaquinha corrupta deu pouco leite, mas os pró-corruptos não desanimaram.
Quarta-feira, 30 de janeiro, a CUT-RJ realizou, na sede da ABI, um ato pró-corruptos, intitulado "Ato Pela Anulação do Julgamento do Mensalão", que contou com cerca de 600 pró-corruptos. Estrela do evento, Zé Dirceu falou o que era de se esperar: que o STF fez "um julgamento de exceção"; que o processo "foi uma violência jurídica nunca vista"; que a "campanha" da mídia contra os mensaleiros e corruptos em geral "é o caminho das ditaduras, uma tentativa de desmoralizar a política, os políticos e o Congresso"; que a imprensa tenta manter o Congresso acuado como "uma forma de criar condições para amanhã dar um golpe ilegal".
Não entendi a referência a "golpe ilegal", pois, inocentemente, pensava que todo golpe de estado fosse ilegal. Será que Zé Dirceu está preparando um "golpe legal"? No mais, o chefe Zé age no Brasil mais ou menos como o chefe Adolf agiu na Alemanha. Como se sabe, Hitler mandou tocar fogo no Reichstag (o Parlamento alemão) e pôs a culpa nos comunistas como pretexto para fechar o regime e impor a ditadura nazista. Já Dirceu, como se sabe, comandou a corrupção dentro do Parlamento brasileiro e agora quer culpar a imprensa como pretexto para levar o governo do PT (onde ele pensa que manda) a restabelecer a censura e impor um regime de força.
No mesmo dia 30, em reunião da bancada do PT na Câmara Federal, Rui Falcão ecoou o chefe. Disse que a imprensa e setores do Ministério Público tentam "interditar" a política e os políticos e por isso devem ser combatidos pelo PT; que "a mídia abre campo para as aventuras golpistas, para experiências que no passado levaram ao nazismo e ao fascismo, que devemos definitivamente afastar do nosso país".
Esse ataque desatinado do presidente do PT à imprensa, à mídia em geral, é de uma audácia tipicamente nazi-fascista. Rui Falcão tem pela imprensa independente o mesmo ódio que Joseph Goebbels e a ela se refere em termos muito parecidos aos usados pelo chefe da propaganda nazista contra a imprensa alemã do seu tempo (vão ao Google e confiram, a diferença mais relevante será que Goebles não usava o termo "nazista" como pejorativo).
Concordo com Rui Falcão com que devamos afastar definitivamente do nosso país o nazismo e o fascismo; todavia, parece-me que, precisamente, as falas e atitudes dele e de Zé Dirceu são o que, no Brasil, mais se parece com nazismo e fascismo.
Já disse várias vezes que a aventura autoritária dos dirceuzistas não haverá de prosperar. Nem por isso haveremos de deixá-los falando sozinhos.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
"Quem for podre que se quebre": a destemida luta do deputado petista Anísio Maia contra as "mutretas" do Manaíra Shopping/Prefeitura de João Pessoa
Segundo a denúncia, trata-se de mutreta velha que estaria sendo renovada. O empresário Roberto Santiago teria, anos atrás, quando o governador Ricardo era prefeito de João Pessoa, contado com a cumplicidade da Prefeitura para cometer crime ambiental, alargando a área do Shopping em prejuízo do Rio Jaguaribe e dos moradores do Bairro São José. Recentemente, no apagar das luzes do mandato de prefeito de Luciano Agra, a mutreta teria sido renovada e o crime estaria sendo retomado. O caso está tendo ampla cobertura na mídia local, pelo que me dispenso de aqui detalhá-lo. Tão somente louvo a bravura do deputado e realço alguns aspectos da sua luta:
1) o então prefeito Luciano Agra rompeu com o governador Ricardo Coutinho para apoiar Luciano Cartaxo, o que viabilizou a candidatura do PT na capital e garantiu a vitória. Ao não poupar Agra, Anísio coloca a ética pública acima da política de alianças;
2) ao não poupar o secretário de Finanças da Prefeitura do PT, Anísio coloca a ética pública acima das conveniências partidárias;
3) ao enfrentar o empresário Roberto Santiago, Anísio mostra que não tem medo do poder do capital;
4) ao enfrentar o governador Ricardo Coutinho, Anísio prova que não tem medo de cara feia.
Contundente, o destemido deputado chama a Parceria Público-Privada entre o empresário e a PMJP de "Picaretagem Público-Privada" e lamenta estar "brigando sozinho": "Por onde andam os ecologistas, os ambientalistas, os que defendem a natureza dessa cidade".
Cobrado por correligionários e aliados, que temem prejuízos políticos, o lutador rebateu com vigor:
"Quem for podre que se quebre".
Vai por bom caminho o deputado Anísio Maia, vai pela mão da decência. Histórico militante socialista, um dos pioneiros da fundação do PT, ele é uma prova de que a indecência dos corruptos mensaleiros não arrastou toda a militância do PT. Ele é um exemplo, um aviso, um alerta para os militantes tontos que querem ir para as ruas defender os corruptos-quadrilheiros petistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal.
"Quem for podre que se quebre". Foi isso que aconteceu com os dirigentes petistas José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha e Henrique Pizzolato. Investigados, processados, julgados; quebraram-se.
Na contra-mão da decência foi a Juventude do PT de Brasília, que na semana passada aprontou um jantar para fazer vaquinha para ajudar os petistas corruptos condenados. Na contra-mão da decência vai a CUT do Rio de Janeiro, que programou para o dia 30 ato público em defesa da impunidade dos corruptos do PT. Para piorar, nesses atos pró-corruptos sempre é levantada a bandeira da censura, que os pró-corruptos camuflam sob eufemismos como "controle social da mídia", "lei de meios" e "marco regulatório".
Não sei se essa Patifaria Político-Partidária de ir para as ruas defender corrupção, impunidade e censura será proposta ao PT da Paraíba. Se for, certamente enfrentará a resistência de militantes bravos e decentes como o deputado Anísio Maia.